Hoje uma grande emissora de televisão brasileira, o SBT, completa 28 anos. Eu realmente não sabia que era dois anos mais velho que o SBT, afinal, minha memória faz com que eu tenha a sensação de que a antiga TVS sempre fez parte da minha vida, como a Globo, a Manchete e a TVE.
Não vou trazer aqui dados históricos sobre o canal do Silvio Santos, o antigo canal 11 da TV aberta, porque eu, modéstia a parte, participei dessa história e se tem alguém que pode falar sobre essa história, como tantos outros telespectadores, esse alguém sou eu.
O SBT, ou TVS no meu tempo, era o canal concorrente da TV Globo, concorrente mesmo, chegando a ganhar em determinados horários e tendo, na história da TV brasileira, um capítulo a parte que sempre deve ser lembrado, afinal, quem nunca ficou diante da TV no domingo e assistiu ao programa Silvio Santos? Era no mínimo inusitado acompanhar um programa onde o dono da emissora que o exibia era quem apresentava. Mas era gostoso, tínhamos no canal 11 um domingo inteiro de atrações para crianças e adultos, prêmios incríveis como casas e carros, um sorteio de um título de capitalização, atrações musicais e um bizarro show de calouros. Puro entretenimento, principalmente em uma época que a TV era o principal passa-tempo que tínhamos.
Durante anos o SBT teve como carro chefe o programa de seu patrão, mas não era só isso não, tinha programas infantis de muito sucesso como Bozo, Mara Maravilha, Sérgio Malandro, programas musicais noturnos como Viva a Noite, TJ Brasil com Boris Casoi, filmes do Cinema em Casa, Hebe Camargo, Gugu Liberato, desenhos, Chaves, Chapolin e até o Jô Soares que passou um tempo por lá. A emissora, uma potência da época, deu muito trabalho para a Globo.
Hoje, sinceramente, nem vejo o SBT, tenho Sky aqui em casa e durante anos fiquei sem um contato direto com a emissora do senhor Abravanel. Mês passado o canal 9 da minha TV por assinatura começou a exibir a programação da emissora paulista, mas nem tenho todo o tempo que tinha para assistir e, além disso, a TV aberta de forma geral está muito chata. Dizem que a qualidade do SBT caiu, que sentiu muito com o crescimento da Record, que não é mais o que era, sei lá. De qualquer maneira, completa hoje 28 anos a emissora e nós só podemos dar nossos parabéns, afinal, já faz parte da história da televisão brasileira.