domingo, 9 de março de 2008

Resultado do último exame da OAB

Saiu o resultado da primeira fase do último exame da OAB (realizado em janeiro desse ano), exame esse que certifica se o bacharel em direito pode ou não exercer sua profissão. O exame de ordem foi criado em 1997 e se divide em duas fases, uma primeira fase com questões objetivas que serve como pré-requisito para uma segunda fase, teoricamente mais difícil, com questões dissertativas onde o português, além do direito, é um obstáculo. Desde sua criação, o exame, lançando um precedente pois no Brasil nenhum outro curso superior tem algo semelhante, vem sendo considerado um verdadeiro pesadelo na vida do alunos e de suas faculdades, já que a quantidade de alunos aprovados dá uma amostra da qualidade do curso oferecido pela instituição. A OAB, com essa iniciativa, transformou os cursos de direito em verdadeiros pré-vestibulares e isso pode ser bom e ruim, bom pelo fato de testar os alunos graduados e ruim, pois os cursos superiores começam a se mecanizar para que seus alunos passem no tal exame, deixando de lado o que há de mais interessante em um curso de humanas que é a subjetividade.
Polêmicas a parte, segue o ranking dos aprovados divulgado pela OAB nacional em Brasília, onde teremos mais armas para escolhermos nossos pré-vestibulares:

P.S.: O ranking acima não leva em consideração os alunos que fizeram a prova por força de decisão judicial, para a OAB eles estão sub judice, e o resultado só entra na lista depois da decisão judicial. A UERJ, por exemplo, dos 81 alunos inscritos tem 29 sub judice e se todos receberem uma resposta positiva em suas ações, a faculdade fica em primeiro lugar.