
Certa vez estava procurando um livro sobre história da humanidade quando me deparei com essa pequena preciosidade, confesso que não tinha idéia do valor da obra e tão pouco conhecia Ernst Hans Gombrich. O livro estava num cantinho da prateleira e o que me chamou a atenção foi o quanto era fininho. Pedi um café, comecei a ler e logo percebi que estava diante de uma obra-prima.
Breve história do mundo (Ed.Martins Fontes) é antes de mais nada um desafio, o eminente historiador austríaco aceitou a árdua tarefa de escrever um livro sobre a história do mundo em apenas 300 páginas, e ele conseguiu? Sem dúvida! É difícil parar de ler o livro, Ernst utiliza uma narrativa simples e, com um espírito de síntese inigualável, nos conta histórias de um mundo incrível de reis, deuses, imperadores, vilões, heróis e princesas, um mundo que realmente existiu e que contado por ele como se fosse para um jovem rapaz, um irmão mais novo, fica realmente delicioso.
O livro é pequeno, rápido, prático e, ainda por cima, ensina! Tenho certeza que qualquer um que fizesse uma prova de história, depois de terminá-lo, era dez na certa!